Telefone: (19) 3515-5500

texiglass@texiglass.com.br

Tecidos Tramados (Fibra de Vidro, Fibra de Carbono e Fibra de Aramida)

Home   >   Tecidos Tramados (Fibra de Vidro, Fibra de Carbono e Fibra de Aramida)

A Fibra de Vidro é um material composto de Óxido de Silício (SiO2) modificado com óxidos de metais alcalinos, que depois de fundidos são transformados em filamentos fibrosos prontos para diversas aplicações no mercado.

Os tecidos de fibra de vidro são geralmente utilizados em compósitos nos casos em que se necessita de uma relação de Peso X Resistência X Dimensionamento mais apurada, portanto, em processos mais precisos que métodos convencionais e artesanais como de pistola de projeção (Spray Up) ou laminação com manta de fibra de vidro (fibras picadas). Os tecidos podem ser até 4x mais resistente que as mantas, em questão de resistência à tração e ao impacto. No entanto, o que se destaca na manta ou fibras picadas é a resistência multidirecional da peça (isotropia).

A TEXIGLASS® fabrica os tecidos de fibra de vidro entre 26 a 1.350 g/m², bidirecionais e unidirecionais e em diversos tipos de tecelagens (tela, sarja 3×1, sarja twill 2×2, cetim 8HS, raso turco 4HS, giro inglês, etc.), podendo ter até 3,20m de largura.

Aplicações

Eles servem de reforços para pranchas de surf, placas de circuito impresso, carrocerias de automóveis e carenagens de motocicletas, placas de circuito impresso, aeronaves, tubos, tanques, pás de geradores eólicos, cascos de barcos, varões de manobra, estações de tratamento, pisos elevados, tratamento de juntas, etc.

Além de aplicações em compósitos, a fibra de vidro é largamente usada na indústria de isolamentos térmicos por conta de suas propriedades excelentes de resistência a altas temperaturas.

  • Temperatura de trabalho máxima em contato direto: 400ºC;
  • Ponto de amolecimento: 700ºC;
  • Ponto de fusão: 1.100ºC;
  • Tecido de fibra de vidro não pega fogo, é incombustível;

A Fibra de Carbono é uma fibra sintética (sintética, pois o principal precursor é o PAN – Poliacrilonitrila), de alta resistência mecânica, baixo peso e grande versatilidade. Composta por milhares de micro filamentos que se agrupam para forma um fio consistente, as fibras de carbono também podem variar de acordo com o módulo de resistência da fibra de carbono e aplicação do projeto.

Exemplos de resistências à tração mais comuns: 4.200 mPa / 4.900 mPa / 5.200 mPa.

Além de ser um material empregado para usos estruturais, a fibra de carbono tem grande apelo estético que as torna como objeto de desejo, nas mais variadas áreas de interesse, desde carros esportivos, iates, até artefatos e mobílias.

A TEXIGLASS® fabrica os tecidos de fibra de carbono nas gramaturas entre 200 e 900 g/m², bidirecionais e unidirecionais e em diversos tipos de tecelagens (tela, sarja twill, cetim, 8HS, etc.).

Aplicações

Reforços de carrocerias de carros de corrida, mesas e peças hospitalares (transparentes ao Raio-X), aeronaves e VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados), próteses e órteses humanas, reforços estruturais em vigas e colunas de concreto de pontes e edifícios (construção civil), pás de geradores eólicos, peças esportivas, aviões, ferramentais (moldes), entre outras.

A Fibra de Aramida é uma fibra sintética da família da Poliamida com uma composição química e propriedades únicas, como, resistência mecânica, impacto, leveza e durabilidade. Além destas características, a aramida é extremamente resistente ao calor e seu grande diferencial consiste na possiblidade de interação com matrizes poliméricas diversas, formando compostos super-resistentes. Estas diferentes combinações de compósitos de fibra de aramida com os variados polímeros, termofixos e termoplásticos, empregados em sua estrutura, resultam em compósitos que podem chegar a ser até 7 vezes mais resistente que o aço.

A TEXIGLASS® fabrica os tecidos nas gramaturas entre 200 e 600 g/m², bidirecionais e unidirecionais, geralmente na tecelagem tela (plain weave).

Aplicações

Indústria Automobilística: blindagem balística, pneus, pastilhas de freio, carros de fórmula 1, cabos especiais, entre outras peças.

Itens de Proteção Pessoal e Industrial: Luvas e jaquetas de proteção, sapatos, roupas para bombeiros e tênis para esportes.

Indústria Militar: capacetes, coletes e máscaras à prova de bala.

Indústria e Itens em geral: caiaques, hélices de helicóptero e muito mais.

Os Tecidos Híbridos ou mesclados são aqueles constituídos por duas ou mais fibras diferentes.

A vantagem dos tecidos híbridos é proporcionar características diversas num único produto, como por exemplo um tecido de fibra de carbono + aramida, onde haverá uma mistura de rigidez com flexibilidade, devidas as respectivas características.

Também é muito comum o tecido de fibra de vidro + fibra de carbono, pois garante um resistência maior que um tecido convencional 100% de fibra de vidro, porém com ganho de resistência e uma relação Custo X Benefício interessante.

Os tecidos híbridos mais comuns são:

  • KV 134 (Fibra de vidro + Fibra Aramida 134/m²)
  • CKS 220 (Fibra de Carbono + Fibra Aramida 220g/m²)
  • CVQ 160 (Fibra de Carbono + Fibra de vidro 160g/m²)
  • CVQ 339 (Fibra de Carbono + Fibra de vidro 339g/m²)

Consulte-nos para saber mais sobre nossos Tecidos Tramados, Tecidos Híbridos e as possibilidades que podemos lhe oferecer.

Top